3.3.15

Review: 1000 Forms of Fear - Sia


Sendo o 6º e mais aclamado álbum de estúdio da australiana Sia Furler, 1000 Forms of Fear levou tanto a mídia quanto a crítica a loucura.

Ela costumava ficar mais quieta, escrevendo músicas para artistas como Beyoncé, Eminem e Rihanna, mas por causa de um contrato com a sua gravadora, teve que lançar um projeto onde ela cantava, ou seja, o álbum começou a ser gravado em 2011 e foi lançado oficialmente no dia 4 de Julho de 2014, através das gravadoras Monkey Puzzle Records e RCA Records.O álbum possui 12 faixas e 2 singles, sendo eles Chandelier (17 de Março de 2014) e Elastic Heart (9 de Janeiro de 2015) e foi produzido por Diplo, Greg Kurstin e Jesse Shatkin.


Mas porque escolher esse álbum para a primeira review do blog? Simplesmente pelo fato da Sia ser diferente. Ela é diferente de qualquer cantora pop na mídia e apesar de muitos acharem besteira, ela realmente não gosta tanto assim da fama, mas sim da arte presente na melodia e em cada acorde de qualquer instrumento musical. Com um timbre de voz forte que já conhecemos bem, suas músicas são do gênero pop e apesar dela não ser a única cantora pop com um timbre de voz forte e marcante, sua voz é inconfundível.

 Sia disse durante uma entrevista para a NME:

 "Eu planejava ser uma escritora de músicas pop para outros artistas mas o problema foi que no contrato estava escrito que eu teria que lançar mais um álbum. Eu não queria ficar famosa, por isso mantive todas as músicas que eu queria e me diverti fazendo o álbum." 

Pois é, Furler deve ter se assustado ao ver seu nome conquistando #1 nas paradas do mundo inteiro.

A característica que mais marcou toda a divulgação do álbum foi: Sia não mostra no rosto. Nem em performances na TV e nem mesmo quando vai cumprimentar seus fãs no camarim dos shows da sua turnê. Sim, ela conseguiu ficar a divulgação toda do álbum sem mostrar o seu rosto e o motivo é ela ter sofrido com vício em álcool e drogas, além de ter sido diagnosticada com transtorno bipolar.

Assistam sua performance no programa SNL abaixo para terem uma ideia do que estou falando e vejam algumas fotos dela com fãs:


  

Bom, agora que já apresentei um pouquinho da Sia pra vocês, vamos as músicas do álbum.

A é o primeiro single, "Chandelier". A música tem duração de 3:36 minutos, foi escrita por Sia Furler e Jesse Shatkin e produzida por Shatkin e Greg Kurstin.

"Eu sinto o amor, sinto o amor; 1, 2, 3, 1, 2, 3, beba; Engulo tudo até perder a conta;"

A música fala sobre amor e destruição. Desde o início da letra podemos sentir o drama e a dor, talvez uma música quase literalmente real? O clipe diz bastante sobre a força que a mesma exala. A melodia é mais animada desde o começo, apesar de poucos instrumentos e voz, e o refrão é praticamente no início da música, não no meio.


A música do álbum é "Big Girls Cry". Tem duração de 3:31 minutos, foi escrita por Furler e Chris Braide e produzida por Kurstin.

"Não me importo se não pareço bonita; Garotas grandes choram quando seus corações estão se partindo;" 

O começo da música apresenta versos curtos e no refrão, eles aumentam e também falam sobre amor e destruição, que no caso, significa sofrimento, mas ainda sim é diferente da primeira música do álbum. Em Big Girls Cry, a personagem aceita a sua dor e convive com ela. A melodia tem o piano e batidas como líderes no início e depois, a música fica mais animada, faz com que imaginemos um clipe, uma mulher forte, mas ao mesmo tempo sentindo dor emocional.

A musica é "Burn the Pages". Sua duração é de 3:16 minutos, foi produzida por Kurstin e escrita por Furler e Kurstin.

"O ontem se foi e você ficará bem; Ponha seu passado num livro, queime as páginas;" 

Burn the Pages fala sobre deixar o passado e focar no presente e no futuro, deixar de lado todos os fantasmas dos anos anteriores e recomeçar. A melodia da música já começa animada e assim continua até o final, também exalando um ar de liderança e o tom de voz da Sia é um pouco diferente no começo. Confesso que tive um pouco de dificuldade de entender o que a letra diz nas primeiras vezes que ouvi.

A música do álbum é "Eye of the Needle". A duração da mesma é de 4:09 minutos, foi composta por Furler, Braide e produzida por Kurstin.

"Minhas malas pesadas; Cheias de mim mesma; Elas me empurram para baixo;"

A música fala sobre dependência amorosa e a letra é um pouco menos trabalhada que as 3 primeiras mas a melodia é envolvente, a voz é impecável e na minha opinião, poderia ser o terceiro single do álbum.

A música é "Hostage". A duração é de 2:57 minutos, foi escrita por Furler e Nick Valensi, produzida por Kurstin e é a música mais curta do álbum.

"Tudo começa com um beijo; Sou refém do seu amor; Me algeme, me prenda; Sou refém do seu toque; Essa prisão é dura, mas eu não me canso;"
4:18
Hostage fala sobre submissão, sobre obsessão amorosa sem culpa e sem vergonha. É a preferida de vários fãs. A melodia é animada do começo ao fim e é uma música divertida, apesar da letra. Assista um live abaixo:


A música do álbum é "Straight for the Knife". Tem 3:31 minutos de duração, foi escrita por Furler e Justin Parker e produzida por Kurstin.

"Coloquei um laço no cabelo; Estou usando uma lingerie bonita; Esperando que você a tire;" 

Apesar de não tão submissa quanto Hostage, a música mistura a personagem pronta para a festa e a mesma sendo enganada pela pessoa que ama. A melodia é um pouco triste e melancólica, no refrão a música já fica um pouco mais rápida, mas ainda sim melancólica.

A música é "Fair Game", produzida por Kurstin e escrita por Furler e Kurstin.

"Então vá e me desafie; Tome as rédeas e veja; Me observe contorcer de dor, querido; E você é o que eu preciso."

Essa música fala sobre o justo. No caso, a personagem sempre dominou todos os seus companheiros mas desta vez, está disposta a tentar "jogar um jogo justo" para ver o que pode acontecer. A melodia no começo tem poucos instrumentos, um violino marcante e assim continua, o que muda, é o tom de voz da cantora, que, como em todas as outras músicas, fica mais forte em certos pontos da música, as vezes não necessariamente no refrão.

A música é o segundo single "Elastic Heart". A música tem 4:18 minutos de duração, foi escrita por Furler, Thomas Pentz, Abel Tesfaye e Andrew Swanson e produzida por Diplo e Kurstin.

"Posso estourar quando me aproximar; Mas você não me verá desmoronar; Porque eu tenho um coração de elástico;"

A letra da música mostra a força da personagem e tudo que ela deseja é paz, não quer mais ter seu coração destruído por qualquer pessoa e de tanto sofrer, diz que agora tem um coração "elástico". A melodia tem sons marcantes e o tom de voz e a melodia ficam mais rápidos no refrão. Assista abaixo o clipe oficial (polêmico aos olhos de alguns) da música:


A música é"Free the Animal". Tem 4:26 minutos de duração, foi escrita por Furler, Kurstin e Jasper Leak e produzida por Kurstin.

"Eu te amo tanto por isso estou te colocando na areia movediça; Você se aproveita das chances quando beija o assassino;"

Apesar dessa música não estar entre as minhas favoritas, acho que é do estilo que seria facilmente um single de sucesso. Também tem um instrumento diferente marcante durante a música inteira e claro, as batidas típicas de Sia. O refrão é mais pop do que os versos das músicas e não é só uma voz, como na maioria das músicas. A letra fala de um amor tão doentio a ponto dela pedir para o "assassino" a "detonar".

A 10ª música do álbum é "Fire Meet Gasoline". A música tem duração de 4:02 minutos, foi produzida por Kurstin e escrita por Furler, Sam Dixon e Kurstin.

"Estou queimando vivo; Eu mal posso respirar; Quando você está aqui me amando;"

A melodia da música é envolvente e maravilhosa. É forte e se encaixa perfeitamente na letra, que fala sobre amor e sofrimento, compara ambos sentimentos com a junção de "fogo e gasolina".

A 11ª e penúltima música do álbum é "Cellophane". Tem 4:27 minutos de duração, foi escrita por Furler e Kurstin e produzida por Kurstin.

"Olhe para mim, eu sou um caso perdido; Enquanto eu desmoronar você vai esconder todas as minhas pílulas novamente;"

A letra da música é bem trabalhada e a melodia no começo é praticamente só voz, com uma batida de leve no começo que vai ficando mais marcante de acordo com a voz. Fala sobre fragilidade e dependência.

A 12ª e última música do álbum é "Dressed in Black". É a música mais longa do álbum, tendo duração de 6:40 minutos, foi escrita por Furler, Kurstin e Grant Michaels e produzida por Kurstin. 

"Eu pensei que a vida tinha passado por mim; Não percebido minhas lágrimas e ignorado meu choro; A vida tinha partido meu coração, meu espírito; E então você cruzou o meu caminho;"

A melodia da música tem um instrumento marcante do início ao fim e a voz já começa marcante e a letra, diferentemente de quase todas as músicas do álbum, fala sobre o amor ter salvado a personagem da solidão e da dor.

Bom, espero que vocês tenham gostado dessa review e que se já não tiverem o álbum na biblioteca musical, baixem ou comprem, vale a pena! Infelizmente Sia não levou nenhum Grammy por esse álbum, apesar de ser uma das que mais merecia, mas ela já tem outro álbum a caminho e assim que for lançado, vocês poderão ler a review aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário